Acadêmicos da área de Letras
Acadêmicos da área de Artes
Acadêmicos Correspondentes
Academia Jovem
Acadêmicos da área de Ciências

1 - Francisco Cardoso Consolo - Fundador
Rui Barbosa

2 - José Norberto Comune - Fundador
Aylthon Brandão Joly

3 - Vaga
 

4 - Vaga
 

5 - Antonio Carlos Hilsdorf Cury
Cesare Mansuetto Giulio Lattes

6 - Tomas de Aquino Sigrist - Fundador
Jean Theodore Descourtilz

7 - Vaga
 

8 - Agostinho Toffoli Tavolaro
Menotti Del Picchia

9 - Vaga
 

10 - Vittorio Gilberto Zottino
Celso Furtado

11 - José Cláudio Belfort Leal de Barros
D. Pedro II

12 - Wlamir Lazaro
Alberto Santos Dumont

13 - Marcus Casarin Comegno
Euclydes de Jesus Zerbini


Cadeira n.º 1 da área de Ciências - Fundador

Francisco Cardoso Consolo



Nascido em Vinhedo, em 6 desetembro de 1941.

     Formado em Direito pela PontifíciaUniversidade Católica de Campinas. Participou de      inúmeros cursos de especialização,congressos e simpósios na área jurídica. Professor de Direito e Legislação emescolas técnicas e estaduais do município.

     Foi vice-presidente e presidente daOAB–Vinhedo, onde também ocupou outros cargos importantes como a Comissão deMeio Ambiente. Ocupou a presidência e outros cargos no Lions Clube de Vinhedo.

     Procurador e vice-Provedor da Santa Casa.Foi assessor jurídico da Prefeitura e da Câmara Municipal. Membro fundador daAssociação Brasileira dos Advogados Criminalistas e da Associação Paulista dosAdvogados Criminalistas - Setor Campinas. Exerce diversas atividadesprofissionais como advogado.

Cadeira n.º 2 da área de Ciências - Fundador

José Norberto Comune


  Nasceu em 19 de julho de 1944, na cidade mineira de Monte Sião.

     Formado pela USP, em Ciências Biológicas.Trabalhou na UNICAMP, tendo participado nesta universidade da implantação doInstituto de Biologia. Exerceu a função de professor e pesquisador na área deBiologia Celular.

     Possui especialização em Análise eEstrutura Acadêmica e Administrativa e em diversas outras áreas do ensinosuperior.

     Foi consultor do Ministério da Educação(MEC). Empreendedor no campo do ensino, participou de vários projetoseducativos no país, tendo recebido vários prêmios na área educativa.

     Fundou e é diretor geral da Faculdade eColégio de Vinhedo.

Cadeira n.º 5 da área de Ciências - Titular

Antonio Carlos Hilsdorf Cury


  O Hilsdorf Cury nasceu em São Paulo. Formado pela FGV em Administraçãode Empresas, com especialização em Administração da Produção e Finanças.

     Pós-graduado em EstratégiasOrganizacionais, também pela Fundação Getúlio Vargas. Possui especialização emMarketing pela Harvard Business School, nos EUA.  Mestrado em Engenharia de Produção, na áreade Gestão Estratégica, pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutoradoem Engenharia de Produção, pela USP. É consultor e professor de graduação epós-graduação na USP e na FEI.

     Possui diversos trabalhos acadêmicos noBrasil e no Exterior, publicação de artigos em várias revistas renomadas deciências gerenciais e administrativas, palestrante em congressos e seminários,com trabalho premiado pela Associação Brasileira de Marketing, na FGV.

Cadeira n.º 6 da área de Ciências - Fundador

Tomas de Aquino Sigrist



Nasceu emVinhedo em 12 de março de 1966, com formação em Química.

     Iniciou sua carreira como pintornaturalista em 1985, desenvolvendo um estilo próprio de expressão. Sua pintura,em estilo acadêmico, reflete o hiperalismo fantástico. Possui inúmerostrabalhos publicados em revistas científicas em ornitologia e biologia.

     Participou de inúmeras exposições e muitasde suas obras encontram-se em coleções particulares, no Brasil e no Exterior.

     Em2006 publicou um livro sobre a ornitologia brasileira que passou a ser uma referência nacional e mundial.

Cadeira n.º 8 da área de Ciências - Titular

Agostinho Toffoli Tavolaro




Formado em Direito pela PUCCampinas, em 1959.

     Especialização em Processo Civil, DireitoTributário, Ciência das Finanças pela Faculdade de Direito da USP. Professor deDireito Comercial na PUC Campinas.

     Foi presidente da Associação Brasileira deDireito Financeiro, sendo seu atual vice-presidente.

     Foi vice-presidente da InternationalFiscal Association. Presidente de Honra da Câmara Americana de Comércio.Recebeu a medalha "Governador Pedro de Toledo" outorgada pelo MMDC.Autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no Exterior e tem inúmerasparticipações em congressos e seminários como conferencista.

     Membro da Academia Brasileira de DireitoTributário e Membro da Academia Campinense de Letras.

Cadeira n.º 10 da área de Ciências - Titular

Vittorio Gilberto Zottino


 O Vittorio é italiano, tem 56 anos de idade,três filhos e reside em Vinhedo.

     Graduado em Economia, pela FaculdadeOswaldo Cruz; e em Pedagogia, pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas.Possui Mestrado em Administração de Recursos Humanos, pelo IMS e MBA em GestãoEmpresarial e na área de Marketing pela, ESPM.

     Em mais de 30 anos de experiênciaprofissional, atuou na área de RH de empresas multinacionais e nacionais degrande porte, como Ericsson, Siemens e Grupo Estado (Jornal O Estado de SãoPaulo), em especial no desenvolvimento de planos de carreira e na elaboração deprogramas de desenvolvimento gerencial.

     Como consultor atuou em projetos dereestruturação das áreas comerciais em empresas de comunicação como a EditoraGlobo, TV Bandeirantes, TV Gazeta e outras. Implantou o Plano de CarreiraEditorial, da Editora Abril.

     Conduziu programas de treinamentogerencial no Brasil e no exterior.

     No exterior:

     Treinamento em Jogos de Empresa, naArgentina. Programas de treinamento de Liderança, em Portugal e Itália.Programas de treinamento sobre Análise de Problemas e Tomada de Decisão, naItália.

Cadeira n.º 11 da área de Ciências - Titular

José Cláudio Belfort Leal de Barros


Cadeira n.º 12 da área de Ciências - Titular

Wlamir Lazaro



 Nascido em 12 de agosto de 1959, na cidade deSão Paulo.

     Graduado em Administração de Empresas pelaFaculdade de Economia São Luiz.

     Certificado PMP - Project ManagementProfessional pelo PMI - Project Management Institute desde 2004.

     Acumula cerca de 30 anos de experiência emgerenciamento de projetos e em escritórios de projetos de grandes empresas dosetor industrial e financeiro.

                 Possui larga experiência em controle deprocessos, acompanhamento de projetos, certificação de qualidade, implantaçãode métricas, estruturação e implantação de processos, aderente às melhorespráticas na área de Infraestrutura e gestão de projetos.

     Atualmente atua como consultor empresarialpara soluções em Tecnologia da Informação.


Cadeira n.º 13 da área de Ciências - Titular

Marcus Casarin Comegno


 O Marcus é formado pela Universidade Estadualde Campinas – UNICAMP, com especialidade em oftalmologia.

     Possui diversas especializações em suaárea de atuação, com extensa participação em simpósios e congressos.  Como exemplo, no Congresso Brasileiro deOftalmologia de 1993 apresentou o trabalho científico "Estudo Comparativode Cirurgias Extra-Capsulares de Catarata", realizadas por residentes doDepartamento de Oftalmologia da UNICAMP.

     Também é professor na UNICAMP. Foi DiretorTécnico do Banco de Olhos de Jundiaí de 1996 a 1999 e reeleito no período2002-2004. Também possui formação como Perito Judicial em Oftalmologia. ÉBacharel em Direito pela Faculdade Padre Anchieta, de Jundiaí. E MBA sobreGestão Financeira e Controladoria, pela Fundação Getúlio Vargas.