Acadêmicos da área de Letras
Acadêmicos da área de Ciências
Acadêmicos Correspondentes
Academia Jovem
Acadêmicos da área de Artes

1 - Luiz Antonio Malachias
Francisco Mignone

2 - José Ademir Tasso
Janet Clair

3 - Luiz Gustavo Paffaro
Henrique de Souza Filho (Henfil)

4 - João Bosco Stecca
José Pedro Sant'Ana Gomes

5 - Sarah Helena Seles de Oliveira
Pattápio Silva

6 - Regina Vertamatti

7 - Jorge Bichara Neto
Alfredo Mesquita

8 - Maria Guiomar Matheus Mazon
Ernesto Nazareth

9 - Eduardo Sona
Abelardo Barbosa

10 - Marcel de Albuquerque Barros

11 - José Sebastião Ribeiro dos Santos
Hélio Ribeiro

12 - Ruy Sauerbraun
Cândido Portinari


Cadeira n.º 1 da área de Artes - Titular

Luiz Antonio Malachias



Luiz Antonio Malachias éflautista, saxofonista e clarinetista.

Graduou-se pelo ConservatórioMusical Carlos Gomes, de Campinas, em Flauta Transversal, com o Maestro e Prof.João Dias Carrasqueira, entre outros. Desenvolveu seus estudos de Saxofone(Jazz) com o Prof. Scott A. Smith e em Clarinete com o Prof. Antonio C.  Secco. Aperfeiçoou  seus estudos em Harmonia e ImprovisaçãoMusical com o  Prof. Marco AntonioFerrari.

Atuou em bandas de Jazztradicional, gravou jingles, música incidental para teatro e pesquisa de músicainstrumental brasileira. Criador do grupo de Choro "Página 3"  com o qual participou de Festivais de Invernode Campos de Jordão, espaços culturais e teatros em São Paulo, Minas Gerais eRio de Janeiro.

Criador  das bandas Street Jazz Band e  Original Jazz Band e da peça teatral "UmFuneral em New Orleans". Gravou  Cds lançados na AméricaLatina pela Zan Brasidisc, Diretor da produtora Thema Produções Artísticase  Diretor Musical da Original Jazz Band.Recebeu a Medalha Carlos Gomes como Artista de Destaque, na cidade de Campinas.

Cadeira n.º 2 da área de Artes - Titular

José Ademir Tasso



Mais um acadêmico nascido emVinhedo e residente em Louveira, o que mostra como somos cidades irmãs.

Professor primário, lecionou emvárias escolas de Jundiaí e Vinhedo, inclusive no histórico Grupo Escolar Prof.Cláudio Gomes.

Trabalhou na extinta Rádio SãoPaulo, onde escreveu contos e fez dublagens de filmes e comerciais para aTV.                Atuou em inúmerasrádio-novelas, como: "Um Homem Chamado Cassiano", de Gastão Malta;"Morro Velho", de Henrique Lobo; "A Primavera Chegou", deNewton Sá; "Os Deuses Também Choram", de Ivany Ribeiro e "Nuvemde Fogo", de Janet Clair. Escreveu a peça radiofônica "O Diário deRaquel", transmitida pela Rádio Difusora de Jundiaí e mais 65 contosradiofônicos, 6 novelas, 12 contos humorísticos, 4 peças teatrais, além depoesias e crônicas. Já recebeu vários prêmios por seureconhecido trabalho, publica a coluna semanal "Folhas do Coração" nojornal Folha de Vinhedo e é o eterno bibliotecário da Câmara Municipal deLouveira, sempre rodeado de livros e muita cultura.

Cadeira n.º 3 da área de Artes - Titular

Luiz Gustavo Paffaro


Natural de Vinhedo, nascido em 22de maio de 1979.

Artista plástico e publicitário,divide seu tempo entre o estúdio, onde também leciona aulas de desenho e aagência de publicidade Autêntica, da qual é Diretor de Criação, além derealizar trabalhos como free-lance para várias grandes empresas e meios decomunicação como O Pasquim, Almanaque do Fantástico, da Globo, revistas SuperInteressante, Bizz e Sapiens, da Editora Abril. Ilustrou os livros "Lá na Rocinha" e "Crônicas doDescobrimento". Produz vários trabalhos para jornais da região. Atua emparceria com outros artistas no site da EPTV.Em seu currículo, 14 prêmiosnacionais e internacionais, entre outros, o 1.º lugar no Salão Internacional deHumor de Piracicaba e 1.º lugar no destacado Mapa Cultural Paulista

Cadeira n.º 4 da área de Artes - Titular

João Bosco Stecca



Natural de Itapira,percussionista e professor da Orquestra Sinfônica da UNICAMP, da OrquestraSinfônica Municipal de Campinas e do Projeto Unibanda.

Orientador e regente da BandaAnacleto de Medeiros e da Orquestra Comunitária da UNICAMP.

Coordenador do Projeto Sant'AnnaGomes, da UNICAMP. Estudou na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP epercussão com Cláudio Stephan e Luiz Almeida da Anunciação e com o alemãoChristoph Caskel.

Membro da Percussive ArtsSociety, em Lawton, Oklahoma, Estados Unidos e da World Association forSymphonic Bands and Essembles, sediada na cidade de Skien, na Noruega. Foicondecorado em três oportunidades pela Câmara Municipal de Campinas com a"Medalha Carlos Gomes", em reconhecimento aos seus trabalhosprestados à cidade de Campinas nos campos artístico-musical e sócio-cultural.

Cadeira n.º 5 da área de Artes - Titular

Sarah Helena Seles de Oliveira



  Nasceu em Campinas, em 1977.

     Iniciou os estudos de música aos 6 anos deidade com o pai Airton de Oliveira, estudou no Conservatório Musical"Carlos Gomes" e flauta com Cláudia Alvarenga Carvalho.

     Professora de flauta doce, transversal emúsica de câmera. Flautista, flautinista e professora especializada emmusicalização infantil trilíngue.

     É primeira flauta e flautim da Banda daUniversidade Estadual de Campinas "Anacleto de Medeiros"; daOrquestra Filarmônica Nazarena de Campinas e flautista convidada da OrquestraSinfônica da Unicamp. Fundou e coordenou o Trioquarteto de Flautas da Unibanda,integrou a Orquestra Sinfônica de Sopros da Unicamp, Orquestra Comunitária daUnicamp, onde é solista e Banda Municipal "Vila Lobos", deIndaiatuba. Membro da Associação Brasileira de Flautistas, sediada no Rio deJaneiro.

     Foi condecorada pela Câmara Municipal deCampinas com a "Medalha Carlos Gomes", em reconhecimento aos seustrabalhos prestados à cidade nos campos artístico-musical e sócio-cultural.

Cadeira n.º 6 da área de Artes - Titular

Regina Vertamattii


Formada em Magistério comHabilitação em Pré Escola pelo Colégio Leonor Mendes de Barros em São Bernardodo Campo.

Licenciada em Pedagogia pelaFaculdade de Ciências e Letras de São Bernardo do Campo. Licenciada em EducaçãoArtística com Habilitação Plena em Música pela Universidade Estadual Júlio deMesquita Filho.

Pós-graduação em EducaçãoInfantil pela Universidade Metropolitana de Campinas.  Pós-graduada em Relações Interpessoais naEscola e Construção da Autonomia Moral Infantil pela Universidade de Franca.

Magistério da Música -Conservatório Musical Carlos Gomes - Campinas. Método Orff Schulwerk - ColégioSanto Américo - São Paulo. Compreensão da Linguagem Musical - São Bernardo doCampo. Pedagogia Musical Orff - São Paulo.

Professora e Coordenadora deMúsica do Colégio Visconde de Porto Seguro. Professora de Violão, Flauta,Coral, Teatro e Musicalização Orff. Membro da Orquestra de Câmara do Colégio Visconde de Porto Seguro.

Criadora e Orientadora dos cursos"Música na Educação Infantil", "O Folclore na Escola" e"Recicl-arte", para formação de professores ministrado nas cidades deVinhedo, Louveira, Campinas, Americana e São João da Boa Vista.

Autora de peças de teatro paracrianças e compositora de músicas infanto juvenis.

Instrumentos que administra dasaulas de Educação Musical: piano, violão, flauta doce e transversal, teclado ebateria.

Cadeira n.º 7 da área de Artes - Titular

Jorge Bichara Netto



     O Jó Bichara, nome artístico, nasceu emVinhedo e reside em Louveira.

     Formado em Administração de Empresas pelaFaculdade Politécnica de Jundiaí. Formou-se em artes cênicas pelo ConservatórioCarlos Gomes, de Campinas. É ator profissional, diretor teatral e leciona aulasde teatro em Vinhedo, Louveira e Jundiaí, executando montagens de espetáculoscom alunos e grupos teatrais.

     Já montou o "Rasga Coração", deOduvaldo Vianna Filho; "O Cavalinho Azul", de Maria Clara Machado;"O Corsário do Rei", de Augusto Boal; "Longa Jornada NoiteAdentro", de Eugene O`Neill e "Ensaio Sobre a Cegueira", de JoséSaramago. Ainda em cartaz, na CPFL Cultura, os espetáculos "Pérola" e"Duas Cadeiras e uma Paixão".

     Já montou diversos seminários cênicosabrangendo autores consagrados do teatro, como: Nelson Rodrigues, PlínioMarcos, Sófocles, Ionesco, entre outros. Como artista cênico, participou decomerciais e documentários produzidos pela TV Rede Paulista, afiliada da TVCultura.

     Como escritor, tem uma coluna semanal nojornal Folha de Vinhedo, onde aborda assuntos relacionados a teatro e cultura.

Cadeira n.º 8 da área de Artes - Titular

Maria Guiomar Matheus Mazon



     É formada em psicologia, pela PUC deCampinas.

     Possui mestrado em Psicologia Social,Educacional e do Trabalho, pela PUC São Paulo. Tem Mestrado em Administração deRecursos Humanos, pelo Instituto Metodista de Ensino Superior.

     É pianista e musicista formada peloConservatório Musical Carlos Gomes, de Campinas. Nesta área possuiespecializações em musicalização e comunicação infantil; e, ainda, arranjamentoe canto.

     É professora de piano, rege coraisinfantis, adolescentes e adultos.  Éarranjadora de grupos musicais. Possui vários projetos na área de música, ondebusca desenvolver a percepção musical, o ritmo, a expressão corporal, além dainiciação a instrumentos musicais para crianças da Educação Infantil até oEnsino Fundamental.

Cadeira n.º 9 da área de Artes - Titular

Eduardo Sona



  Eduardo Augusto Sona é Jornalista graduado pela Faculdade C´sperL & icute; bero, Radialista e Palestrante. Atuou profissionalmente em grandes veículos de comunicação como as Rádios Transamérica e Eldorado FM, o Jornal da Tarde e o São Paulo (da Curia Metropolitana), e em empresas como Avibras Aeroespacial e Voith.

     Participou de pesquisas para o desenvolvimento da multimídia no Brasil, tendo realizado o projeto de quiosques de informação ao público, instalados nos principais shoppings centers de SãoPaulo.

     Desenvolveu inúmeros CD-ROMs educacionais para editoras como a FTD e SIVADI e criou projetos de comunicação para empresas como Philips, Unilever, Souza Cruz e Hoescht.

     Ministrou palestras sobre "Como atingir metas e Realizar sonhos", tendo participado de programas de televisão como o Mais Você (Ana Maria Braga) e Mulheres. Desenvolve projetos culturais e de comunicação como o Mochileiro 40tão, um programa de televisão que está sendo veiculado pela internet e em mais de 10 TV's a Cabo do interior paulista e gaúcho.

     Atualmente está ampliando as emissoras da Rede Web TV SP, empresa fundada por ele no ano de 2011 que concentra Web TVs das cidades da região Metropolitana de Campinas e de Jundiaí e cidades próximas. Está implantando na grade de programação inúmeros programas locais,transmitindo eventos ao vivo e também promovendo a difusão de projetos culturais na região.seu mais recente projeto é o da divulgação cultural,através do programa A AMLAC e você, levando informação e conhecimento através das apresentações dos acadêmicos das três as (Letras, Artes e ciências).

Cadeira n.º 10 da área de Artes - Titular

Marcel de Albuquerque Barros


 Iniciou seus estudos de violão aos nove anos de idade com Roberto Morandini, com quem estudou por mais de seis anos. Depois,teve aulas com o violonista e guitarrista Claudinei Duran.      

     Atualmente, aprofunda seus conhecimento sem violão erudito sob regência do renomado prof. Antonio Guedes.  É formado, pelo Instituto Musical e Cultural"Dr. Gomes Cardim", no curso técnico em instrumento: violão erudito.

     Depois de breve passagem pela dança quando adolescente, retornou às aulas nas modalidades "Jazz" e"Sapateado" na Associação Pio X, em 1996. Em 1998, substituiu o"Jazz" pelo "Ballet Clássico".

                 Estudou com Paulo Corrêa e Roberta Neworal. Atualmente, é aluno de Carlinhos Faustini (Ballet Clássico e Contemporâneo) eintegra a Cia de Dança Pio X, sob direção de Maria Laura B. Benveniste.

                 Na modalidade "Sapateado", é alunoda escola "Espaço do Sapateado" e faz parte do grupo"Sabatum-Cia de sapateado", sob direção de Ana Raquel D'Angieri, comquem estuda desde 2001.


Cadeira n.º 11 da área de Artes - Titular

José Sebastião Ribeiro dos Santos


José Sebastião Ribeiro dos Santosnasceu em Vinhedo em 09/06/1947.

     Formado em Técnico de Contabilidade(Escola Técnica Comercio Valinhos) - Formado também no Curso Superior emTecnologia em Gestão Pública (Fatec / Facinter).

     Desde criança Dunga, como é conhecido,acompanhou a carreira brilhante do pai Rubens (Radialista). Tendo iniciado acarreira em Rádio (Dunga) como técnico de som / sonoplastia, (técnica interna ereportagens especiais externas), e posteriormente realizado como locutor em apresentaçõesde programas e transmissões.

     Sua escola foi verdadeiramente no longoperíodo que esteve junto a Rádio Brasil de Valinhos / Campinas, poraproximadamente 25 anos, tendo atuado em praticamente todas as áreas: trabalhostécnicos (internos/externos), locutor de estúdio e reportagens externas.

     Após Rádio Brasil atuou como locutordurante 01 ano com programa Destaques. Trabalhou como Secretário de Esportesaté 2000 e posteriormente como Chefe de Gabinete do Prefeito Vitório H.Antoniazzi.

     Reconhecido pelos trabalhos desenvolvidosparticularmente voltados para divulgação de Valinhos através dos meiosradiofônicos, recebeu por diversos anos o Troféu Personalidade de Comunicadorentregue pelo Leo Clube Castores de Valinhos.

     Atualmente Dunga Santos tem o programaDestaques diariamente através da Rádio Brasil - Valinhos - Campinas (11 às12hs) e na Rádio Valinhos FM (17 às 17:30hs), e desenvolve trabalhos depesquisa - roteiro - produção - locução em DVD junto a empresas, entidades e clubes.