Acadêmicos da área de Artes
Acadêmicos da área de Ciências
Acadêmicos Correspondentes
Academia Jovem
Acadêmicos da área de Letras
 

1 - Vilson Rodrigues Alves - Fundador
Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda

2 - Eurênio de Oliveira Júnior - Gofredo da Silva Telles Júnior        
 

3 - Maria da Penha Brandalim
Mário Quintana

4 - José Luiz Pires - José de Alencar
 

5 - Benevides Garcia Barbosa Júnior
Júlio Mário Salusse

6 - Juliano Douglas Gasparini - Oswald de Andrade

7 - Dib Mohamad Halabi
Júlio Cesar de Mello e Souza (Malba Tahan)

8 - Simone Alves Pedersen
José Bento Monteiro Lobato

9 - Maria Teresa de Figueiredo Negreiros
Jorge de Lima

10 - Lais Helena Antônio Santos
Cecília Meirelles

11 - Wladimir Novaes Martinez
Érico Veríssimo

12 - Cacilda Franco Ribeiro - 

Olavo Bilac
 

13 - Marília Bestani - Cora Coralina
 

14 - Meres Affonso
Vinícius de Moraes

 15 - Conrado Luiz Amstalden
- Euclides da Cunha

 16 - Ruy de Oliveira - Guilherme de Almeida

 17 - Thoshio Katsurayama -
Jorge Amado

 18 -  









Cadeira n.º 1 da área de Letras - Fundador

Vilson Rodrigues Alves

 

   Nasceu na cidade de Santos, em 16 de abril de 1956.

     Recebeu o título de Cidadão Vinhedense. Doutor em Direito Internacional, PhD pela American World University, Yowa, Estados Unidos. Mestre em Direito Civil pela Universidade Católica de São Paulo.

     Juiz de Direito no Estado de São Paulo. Promotor de Justiça no Estado de São Paulo. Procurador do Estado de São Paulo. Juiz Instrutor e Formador da Escola Paulista de Magistratura. Professor de Pós-Graduação em Direito Processual Civil na Universidade São Francisco, em Itatiba. Autor de mais de cem obras jurídicas no âmbito do Direito Civil-Constitucional, do Direito Civil, do Direito Processual Civil e do Direito Comercial.

     Escritor e atualizador da obra do jurista Pontes de Miranda. Escreveu inúmeros artigos especializados e faz palestras sob os mais diversificados temas do Direito.

Cadeira n.º 3 da área de Letras - Titular

Maria da Penha Brandalim


 

Cadeira n.º 5 da área de Letras - Titular

Benevides Garcia Barbosa Júnior

 



Benevides é professor e especialista em educação, nascido em Sant'Ana dos Olhos D'Água, atual Ipuã, interior de São Paulo.

     Foi professor primário, rural, secundário e de várias disciplinas do Curso de Formação de Professores, como Prática e Metodologia, Sociologia, Psicologia e Filosofia. Aos sete anos de idade leu "Olhai os Lírios do Campo" do extraordinário escritor gaúcho Érico Veríssimo e nunca mais parou de ler (por aí podemos entender a influência de uma boa leitura).

     Hoje é um poeta de mão cheia.  Colabora de forma sistemática com a página literária na Internet do Recanto das Letras, com mais de 40 mil leituras. Participou de várias antologias nacionais; está lançando o livro de crônicas biográficas "Rio de 400 Janeiros" e trabalhando ativamente no livro "Sant`Ana dos Olhos D`Água", livro histórico de sua cidade natal.

     Em 1970, logo após sua detenção pela ditadura militar, escreveu o poema "Meu Mundo", mais tarde vertido para a língua italiana, fazendo parte do acervo escolar da bela e antiga Santa Maria di Cápua Vetere (Caserta), nas proximidades de Nápoles. 

Cadeira n.º 7 da área de Letras - Titular

Dib Mohamad Halabi

 

 Tem nacionalidade egípcio-libanesa, nascido em 8 de dezembrode 1946.

     Reside no Brasildesde os anos 60. Formado no Líbano em História, Matemática e Línguas. Foiprofessor destas matérias e línguas orientais.

     Foi intérpreteárabe-português e português-árabe. Teve participação direta na tradução doAlcorão, livro sagrado do Islamismo.

     Especialidadecomo historiador, político, religioso e geográfico, principalmente no OrienteMédio, África do Norte e ex-União Soviética. Participou em vários trabalhospara as enciclopédias: Britânica, Barsa do Brasil e Delta Larousse, comointérprete e tradutor.

Cadeira n.º 8 da área de Letras - Titular

Simone Alves Pedersen



Simone Alves Pedersen nasceu em São Caetano do Sul, éformada em Direito e trabalhou como secretária bilíngue em multinacionais deSão Paulo.

     Morou por mais deuma década em países da Europa onde adquiriu cultura diversificada e ampla.Reside em Vinhedo há cinco anos. É colunista do jornal Folha de Vinhedoescrevendo crônicas que visam à conscientização das questões sociais e decidadania; e da revista digital Contemporartes, onde publica crônicas, poesias,contos e minicontos.

     Participou de váriasantologias importantes em todo o Brasil, recebendo vários prêmios, como oprimeiro lugar no Prêmio Literário de Porto Seguro com a crônica "BalõesColoridos". Tem focado seu trabalho literário no segmento infanto-juvenil,com visão educativa, lançando várias obras nesta última Bienal, entre eles:"Vila Felina"; "Conde Van Pirado"; "Sara e os ÓculosMágicos". Lançou ainda o livro "Estilhaços e Fragmentos", depoemas, crônicas e contos.  E também olivro de poemas "Colcha de Retalhos", lançado em Portugal. 

 

Cadeira n.º 9 da área de Letras - Titular

Maria Teresa de Figueiredo Negreiros



    Maria Teresa énatural de Jaboticabal. Completou o curso de Pedagogia, na Faculdade deFilosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto; e o curso de Letras,pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, também de São José doRio Preto. Tem Mestrado na área de Literatura Brasileira, pela UNESP.

     Possui várioscursos de especialização e extensão universitária em literatura.  Tem experiência de estágios na área de Letrasno país e no exterior (França e Canadá). Professora em escolas de primeiro esegundo graus. Pertence à Associação de Professores de Francês do Estado de SãoPaulo (APFESP) e à Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC).

     Suas principaispublicações em revistas de Letras são: - Análise de "O Vidente", deCastro Alves. - O "Tema da Ilha", obra poética de Jorge de Lima. - O"Tema da Ilha nas Literaturas do Brasil e do Haiti da Fase Colonial".- Tradução da obra "A Adaptação Biológica", de Stephen Gould eRichard Lewontin.

Cadeira n.º 10 da área de Letras - Titular

Laís Helena Antônio



     Nasceu em Valinhos, filha de José Antônio e Joana dos Santos Antônio mais oito irmãos, sendo vários professores.
     Uma família centenária em Valinhos: seus avós chegaram em 1897. 
     Foi a primeira mulher a ocupar uma vaga na Câmara Municipal de Valinhos. De forma pioneira, abriu caminhos para a mulher valinhense no cenário político-administrativo da cidade.
     Depois do curso de Formação de Professores Primários pelo Instituto Carlos Gomes, em 1966, e de Aperfeiçoamento em Lexicologia pela PUCCAMP.
     Em 1981 concluiu Mestrado na área de Concentração Lingüística (pela PUCCAMP).
     Em 2007 finalizou o curso d pós-graduação em MBA - Administração Pública e Gestão de Cidades pela Faculdade de Valinhos - Anhanguera Educacional.
Possui vários títulos de pós-graduação em lingüística, sintaxe, semântica, teoria fonologia, leitura e pesquisa supervisionada; entre vários outros.


Cadeira n.º 11 da área de Letras - Titular

Wladimir Novaes Martinez



   Wladimir éadvogado, consultor e professor de Direito.

     Bacharel emCiências Jurídicas pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Possui inúmeroscursos de formação complementar nas áreas de contabilidade, jornalismo,seguridade social, astrobiologia, entre outros. Atua na área de DireitoPrevidenciário há mais de 5 décadas.

     Autor de mais de60 livros técnicos sobre a Previdência Social, pela Editora LTr (LegislaçãoTrabalhista). E de vários outros livros em co-autoria. Ministra aulas degraduação, mestrado e pós-graduação em São Paulo, além de milhares de palestrase cursos práticos por todo o Brasil, bem como conferências e aulas magnas emdiversas faculdades.

     Possui empresa deconsultoria nesta área previdenciária. Já recebeu diversos prêmios por suaatuação, como Pesquisador do Ano, Previdencialista do Ano, Personalidade emDestaque no Previdencialismo, Talento Literário, Personalidade do Ano pelaAcademia Brasileira de Arte, Cultura e História.

                 Publicou quatro livros não-jurídicos: "OTesouro da Ilha Jacaré" (2001); "Manual do Pseudo Intelectual"(2002); "Contando com o Vento" (2003) e "Estórias deZénovaes" (2007).


Cadeira n.º 14 da área de Letras - Titular

Meres Affonso

Formada em Filosofia, Ciências e Letras com Especializaçãoem Linguística e Jornalismo.

     Atualmente,diretora do Jornal Tribuna de Vinhedo e Revista Flash Magazine há 15 anos.

                 Titular da Cadeira Língua Portuguesa eTécnicas de Redação do Colégio Anglo ABC.

                 Titular da Cadeira de Gramática e Redação dePortuguês do cursinho Pré-Vestibular Anglo ABC.

                 Responsável pela elaboração e criação deapostilas e material didático na área da Língua Portuguesa.

                 Professora de Língua Portuguesa do Colégio eCursinho Universitário Jundiaí.

                 Professora de Gramática e Redação do ColléIntegral Campinas e Anglo Amparo.

                 Lançou em 1995 - "Antologia" e em2002 - "Excertos".

                 Em 1996/1997 - editora-chefe do Jornal"Arte e Cultura" de Vinhedo.